Tony Gel solicita implantação de um Batalhão de Polícia Especializada da PMPE em Caruaru - Blog do Edvaldo Magalhães

22 de fevereiro de 2017

Tony Gel solicita implantação de um Batalhão de Polícia Especializada da PMPE em Caruaru


O deputado estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Tony Gel, apresentou indicação ao plenário da casa nesta terça-feira (21), solicitando que seja formulado um apelo ao governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, ao secretário de Defesa Social, Ângelo Fernandes Gioia, e ao comandante geral da Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PMPE), Cel. Vanildo Maranhão, no sentido de unirem esforços visando à implantação de um Batalhão de Polícia Especializada no Município de Caruaru, com atuação estendida para as cidades circunvizinhas.

De acordo com o parlamentar, “a violência está tomando conta da Capital do Agreste e das cidades circunvizinhas, e tem assustado as pessoas que ali trabalham e residem, as quais, diuturnamente, sentem-se inseguras. No caso de Caruaru, a situação é mais grave, já que muitos postos ostensivos, a exemplo dos postos da Feira de Artesanato e Alto do Moura estão fechados. É necessário, portanto, que Caruaru possa contar com um batalhão especializado para fazer frente aos casos de violência que já são do conhecimento público”, enfatizou.

Na indicação, o deputado também reconhece os grandes esforços realizados pelo governo em prol da segurança. “Reconheço que Sua Excelência, o governador Paulo Câmara, não tem medido esforços para oferecer ao povo caruaruense um sistema de segurança de acordo com a importância do nosso município e que a sugestão que ora encaminho vai, com certeza, ao encontro das estratégias planejadas pelo Governo de Pernambuco”, concluiu.

Tony Gel sugeriu ainda, que o batalhão poderia funcionar nas dependências da TV Pernambuco, sediada em Caruaru e que é de propriedade do Governo do Estado, e que conta com espaço disponível, o que dispensaria despesa com aluguel de imóvel.

Batalhão de Polícia Especializada da PMPE

O referido batalhão seria composto por equipes da Rádio Patrulha (BPRP), Batalhão de Choque (BPCHOQUE), Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta (CIPMoto), Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur). O Regimento da Polícia Montada (RPMON), o Grupo de Ações Táticas Itinerante (GATI) e o BEPI seria incorporados à unidade.

Ao realizar várias operações, especialmente no intuito de coibir crimes e manter a ordem pública, estaria a Polícia Militar atendendo àquela região, em especial, Caruaru que, nos últimos anos, tem apresentado um crescimento populacional vertiginoso.

O BPRV e o BPTRAN, por exemplo, poderiam atuar nas PEs que dão acesso à Capital do Agreste, principalmente nos dias em que ocorre a Feira da Sulanca. O CIPOMA reforçaria a segurança na Reserva da Serra dos Cavalos e no combate ao tráfico de animais silvestres. A CIATUR prestaria relevantes serviços no Alto do Moura e em todos os polos turísticos do município sobretudo no período junino. A CIPCães ajudaria nas operações de combate ao tráfico de drogas e a Rádio Patrulha reforçaria a segurança nos bairros da Capital do Agreste.