Adiadas posse e eleição para presidente do Conselho de Saúde de Caruaru - Blog do Edvaldo Magalhães

20 de abril de 2017

Adiadas posse e eleição para presidente do Conselho de Saúde de Caruaru


A posse dos conselheiros municipais de saúde de Caruaru, e a eleição para escolha do novo presidente, estavam marcadas para a tarde desta quinta-feira (20), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, mas não foram realizadas, sendo adiadas para a próxima quinta (27), porque os prestadores de serviços não mandaram em tempo hábil a indicação do titular e suplente, para a prefeita Raquel Lyra (PSDB) assinar a portaria, e publicar no Diário Oficial de Caruaru.

O Conselho Municipal de Saúde é responsável pela efetivação do controle social para a participação da sociedade na política social de saúde. É um meio formal, criado legalmente e instituído pela Lei Orgânica do Município, nos termos de seu artigo 133 e pela Lei Municipal de nº 5.220, de 11 de junho de 2012, observadas as disposições da Lei Federal nº 8.142/1990 e da resolução do CNS nº 333/2003, para dar voz à população na interação com a gestão da saúde.

As entidades que representam os usuários e que compõe o Conselho Municipal a partir de agora são: Icia, Acacce, Associação dos bairro José Antônio Liberato, Associação do bairro Rendeiras, Associação do Loteamento Encanto da Serra, Associação dos Moradores e Pequenos Produtores de Serra Velha, Rotary, Apodec, Sindicato dos Trabalhadores, Pastoral da Criança, União Beneficente, Fundação Santuário das Comunidades.

E também foram eleitas seis entidades que representam os trabalhadores, que são: Sociedade de Medicina, Sindicato dos Enfermeiros, Sindicato dos Agentes Comunitários e de Endemias, Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Conselho de Fonoaudiologia e Conselho de Psicologia. 

Disputam a presidência do conselho: Romário dos Santos, que é o atual presidente e representa os usuários, e Douglas Silva, que é representante dos Agentes de Saúde e Endemias.