Artigo – Lamentável o descaso com a educação em Caruaru - Blog do Edvaldo Magalhães

26 de abril de 2017

Artigo – Lamentável o descaso com a educação em Caruaru


Lamentável! Após 4 anos de aprovação de um PCC que destruiu com a carreira dos professores, não imaginava-se que isso poderia ficar pior, pois é, ficou. A prefeitura de Caruaru, conhecendo bem a lei municipal que criou distorções na carreira dos professores, cria mais uma distorção, a categoria de professor sem repasse. Hoje o município têm professores contratados temporariamente, professor 1 antes do PCC, professor 1 depois do PCC, professor 2 antes do PCC, professor 2 depois do PCC e agora criou o professor de salário congelado. 

Entramos para o quarto ano, com quase 40% dos professores com salários congelados. A prefeitura passou por cima das tabelas que criam os difentes níveis e classes, isso faz com que os professores percam o estímulo de qualificar-se. Ainda, salientando que dessa forma surge uma divisão entre a classe. É visto dia a dia que não há nenhum interesse dos governantes em, de fato, resolver o problema da educação, e sim, criar mais problemas. 

É triste a postura do executivo, quando afirma que não havendo recursos suficientes, não pagará o repasse, que é lei, a uma classe que vem completando 4 anos sem acréscimo salarial algum, e sabemos que a inflação está aí, aumentando alimentos, medicação, e outras necessidades diárias de qualquer pessoa. Entre as justificativas do executivo para este fim, é que não há recursos e que a folha de pagamento está no limite prudencial de lei de responsabilidade fiscal, só que não são os professores que devem pagar esta conta, pois não somos nós quem nomeamos servidores.
Por Eduardo Mendonça – Presidente do SISMUC Regional.