Comunidade surda celebra o Dia Nacional da Libras em Caruaru - Blog do Edvaldo Magalhães

23 de abril de 2017

Comunidade surda celebra o Dia Nacional da Libras em Caruaru


Nesta segunda-feira (24) é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que marca anos de luta da comunidade surda. Em Caruaru (PE) foi sancionada a Lei 5.330/2013 que garante mais obrigações do Poder Público Municipal na assistência às pessoas surdas.
De acordo com o Professor e Intérprete de Libras, Álvaro Ferreira, que é Secretário Nacional das Pastorais dos Surdos do Brasil, vinculado à CNBB, a Lei caruaruense é uma grande conquista para a comunidade surda. O município se compromete em oferecer ações para disseminar a língua dos surdos; apoio dentro das escolas com a implantação de um modelo de educação bilíngue para os surdos com a contratação de profissionais da área.
Além disso, a Lei Municipal garante a presença de intérpretes nas escolas regulares para atender alunos com surdez; e a obrigatoriedade de ter intérpretes de Libras em espaços com grande fluxo de pessoas, como por exemplo, shoppings e bancos, para que o surdo tenha autonomia.
Ainda segundo, Álvaro Ferreira, na questão cultural de Caruaru nos últimos três anos tivemos o São João com Acessibilidade que garantiu a inclusão social dos surdos no evento, com interpretações de Libras nos telões durante os shows. Ele lembra que por conta dessa iniciativa, Caruaru foi premiada nacionalmente na 21ª Edição do Prêmio Direitos Humanos, pelo case do sucesso “Selo Nacional de Acessibilidade”, em 2015.
Álvaro ressalta que essa data é importante para que os surdos celebrem as conquistas dos seus direitos, e que a sociedade reflita sobre a inclusão dessas pessoas no contexto igualitário.
Em Caruaru, há mais de 5 anos funciona o Centro Educacional de Ensino em Libras (CEELI) que capacita os ouvintes a aprenderem a Língua Brasileira de Sinais (Libras).