Nota sobre eleições internas do PT Caruaru - Blog do Edvaldo Magalhães

15 de abril de 2017

Nota sobre eleições internas do PT Caruaru


NOTA À IMPRENSA
(sobre as eleições internas do PT Caruaru)

No último domingo (09), o PT realizou em cerca de 4 mil municípios do Brasil, eleições internas para escolha dos "novos Diretórios Municipais". Ao final foram contabilizadas as participações de mais de 250 mil filiadas e filiados votantes, mantendo a escrita de fazermos as maiores e mais democráticas eleições internas partidárias no país.

Além da escolha das direções municipais, também foram votadas as chapas de delegadas e delegados para os Congressos Estaduais que o PT realizará em todos os estados da federação, nos dias 05, 06 e 07 de maio de 2017.

Em Caruaru-PE, após diálogos realizados com os grupos, coletivos e tendências, além de filiadas e filiados independentes, chegamos à composição de uma "chapa única" para delegadas e delegados ao VI CONGRESSO ESTADUAL DO PT, bem como, para o novo DIRETÓRIO MUNICIPAL.

A chapa única: "Avançar na Luta com Compromisso e Coerência", foi composta por integrantes dos grupos liderados pelo ex-vereador Rogério Meneses e Pedro Joaquim de Araújo (Pedro do amor), ligados à tendência "MENSAGEM AO PARTIDO", bem como, Adilson Lira, Antônio Carvalho, Renato Carvalho e Clóvis Santos, integrantes da tendência "EPS- ESQUERDA POPULAR SOCIALISTA", além de filiadas e filiados independentes, pois bem, nossa chapa recebeu os votos de 105 filiadas e filiados. Não houve votos nulos ou em branco.

As eleições transcorreram dentro da normalidade sem nenhuma ocorrência de irregularidade ao longo de todo o processo eleitoral, desde a coleta até a apuração dos votos. A quantidade de votantes foi bem superior ao quórum mínimo exigido pelo regulamento, com isso manteremos o PT DE CARUARU com diretório municipal regularmente eleito e mantemos o tabu de, ao longo dos 37 anos do PT nacional e municipal, nunca termos deixado o partido em comissão provisória!

A nova Direção Municipal será empossada assim que se encerrarem os prazos estatutários e regulamentares para recursos, quando será proclamado o resultado da eleição pelo Diretório Estadual.

Tivemos alguns problemas na burocracia para inscrição da nossa candidatura para presidente e, por erro no sistema ou mesmo, erro de interpretação do regulamento do PED/2017, não conseguimos regularizar tal inscrição. Como não tivemos candidatura a presidente, ficará a cargo da nova direção municipal a escolha do presidente para o biênio 2017/2018.

Desde o último PED, realizado em novembro de 2013, fizemos no PT de Caruaru uma gestão compartilhada, em que dois grupos trabalharam em aliança e de comum acordo. O grupo liderado pelo ex-vereador e ex-presidente do PT, Rogério Meneses, da tendência interna "MENSAGEM AO PARTIDO", e o grupo liderado pelos advogados, Renato Carvalho, Clóvis Santos, Antônio Carvalho e Adilson Lira (atual presidente), ligados á tendência interna "EPS- ESQUERDA POPULAR SOCIALISTA".

Respeitando a força política dos grupos e mantendo o acordo e a aliança que dirigiu o PT nesses últimos 3 anos em Caruaru, indicamos Rogério Meneses para a presidência do partido.

O novo presidente, bem como, o novo diretório municipal, dirigirão o partido pelos próximos 2 anos, de abril/2017 a março/2019,

Juntamente com a nova direção do PT, também elegemos uma delegação que influenciará nos destinos do PT em Pernambuco, no "VI Congresso Estadual", que será realizado nos dias 05, 06 e 07 de maio de 2017, em Recife-PE.

Por fim, agradecemos aos filiados e filiadas que compareceram e participam das eleições internas e assumimos o compromisso de juntos continuarmos construindo um partido forte, independente e comprometido com as lutas do povo de Caruaru por dias melhores.

Em breve anunciaremos o dia, horário e local em que faremos a "posse político-festiva" do novo presidente e do diretório municipal do PT CARUARU. Sempre na luta!

Adilson Lira - EPS- Esquerda Popular Socialista (Caruaru-PE), e Rogério Meneses (eleito presidente do PT Caruaru).