Frei Damião de Bozzano: Festa, Memorial, Beatificação e Canonização - Blog do Edvaldo Magalhães

16 de maio de 2017

Frei Damião de Bozzano: Festa, Memorial, Beatificação e Canonização


Foto: Izaias Rodrigues

O Frei Jociel Gomes apresentou a imprensa na manhã desta terça-feira (16) os detalhes da Festa de Frei Damião, que a partir da próxima quinta-feira (18) e vai até domingo (21), em Caruaru. Frei Jociel também falou sobre o andamento do projeto de construção do Memorial (Santuário), que fica as margens da BR 104 e o processo de Beatificação do Frei Damião de Bonzano.
O projeto arquitetônico do Memorial passou por uma revisão, e recursos financeiros estão sendo captados ser iniciada a construção em uma área com 40 hectares as margens da BR 104. Será erguido um monumento de 30 metros, onde será criado um museu no seu pedestal, uma espécie de horto. O projeto inicialmente foi orçado em R$ 30 milhões e terá uma grande redução nos custos.
Em relação a Beatificação e Canonização do Frei Damião que foi aberto em 2003, estudos sobre a vida do Capuchinho estão no tribunal eclesiástico, onde várias testemunhas foram ouvidas sobre os possíveis milagres e ações do Frei. Uma comissão histórica criada por professores historiadores, para poder ser feito um levantamento da vida de Frei Damião, juntando também com informações colhidas por uma comissão teológica. Em 2012, foi entregue todo material apurado ao Vaticano.
Em fevereiro de 2018, acontece a análise do parecer do Frei Damião e sendo considerado positivo, será levado até o Papa Francisco para o reconhecimento das virtudes eclesiásticas do Frei Damião de Bonzzano. Se tudo ser certo, ele será considerado e declarado Venerável pela Igreja Católica, o que o representará por uma vida heróica na prática das virtudes.
Será lançado no segundo semestre de 2018, um filme retratando a importância e representatividade da figura do Frei Damião. Será um documentário denominado de: Frei Damião – O Santo do Nordeste.