Caruaru inicia vacinação contra a gripe para toda população segunda (12) - Blog do Edvaldo Magalhães

8 de junho de 2017

Caruaru inicia vacinação contra a gripe para toda população segunda (12)


A Campanha Nacional contra influenza, que termina nesta sexta-feira (09), data da prorrogação determinada pelo Ministério da Saúde, alcançou a cobertura geral preconizada para os grupos prioritários. Devido a isto, a Secretaria de Saúde está liberando a vacinação para toda a população, utilizando o estoque residual que o Programa de Imunização do município possui.

A meta a ser cumprida por Caruaru, era de 90% do público alvo. Foram 76.508 doses aplicadas em todo o município, ultrapassando os 97%, acima da média esperada. Apenas o grupo prioritário de gestantes, ainda não atingiu a meta prevista, que deverá ser alcançada ainda esta semana.

Segundo Juliane Santana, coordenadora do Programa de Imunização, a adesão pela população à campanha foi satisfatória. Todas as unidades básicas de saúde foram abastecidas com doses suficientes para atender o público alvo, e as equipes de saúde não mediram esforços para que a meta fosse cumprida. O que resultou em um número acima da média de outros municípios.

Quem desejar tomar a vacina, deve procurar qualquer unidade de saúde mais próxima de sua residência, a partir da segunda-feira. Ressaltamos que as equipes trabalharão com o estoque de vacinas que possui, não tendo recebido, ainda, doses extras da Secretaria Estadual de Saúde.

É importante lembrar que a única maneira de prevenção contra os vírus da influenza, que ocasionam formas graves de gripe, levando muitos pacientes a óbito, é a imunização. Juliane ainda destaca que não se deve perder a oportunidade de se imunizar, quebrando o ciclo de transmissão dessa doença tão agressiva.

Quantitativo de cobertura:

Cobertura Geral GRUPOS PRIORITÁRIOS: 95%

Crianças: 21.209 doses – 90,59%
Trabalhador de saúde: 5.569 doses- 106,50%
Gestantes: 3.838 doses – 89,17%
Puérperas: 705 doses – 99,72%
Idosos: 31.623 doses – 97,13%
Professores: 3.394 doses – NA
Comorbidades: 7.349 doses – NA
Privados de liberdade e funcionários: 1.561 doses – NA
Legenda: NA – Não se Aplica