Encontro de Bacamarteiros em Caruaru neste sábado (24) - Blog do Edvaldo Magalhães

24 de junho de 2017

Encontro de Bacamarteiros em Caruaru neste sábado (24)


Vários grupos de bacamarteiros participarão, neste sábado (24), de um encontro promovido pela Fundação de Cultura e Turismo. O evento será das 14h às 18h, no Polo das Quadrilhas, localizado na Estação Ferroviária. De acordo com organização, 10 grupos de bacamarteiros de Caruaru, com cerca de 300 integrantes, devem participar.

A tradição do bacamarte começou em 1850. Os bacamarteiros reúnem-se em grupos, troças ou batalhões, sob a chefia de um sargento e o controle geral de um comandante, que responde, perante às autoridades, pelos atiradores durante as apresentações. De um modo geral, o folguedo se constitui de homens portando bacamartes, que são disparados com cargas de pólvora seca, em homenagem aos santos padroeiros São João, São Pedro e Santo Antônio.

O batalhão mais antigo de Caruaru é Batalhão 41, que foi fundado em 1851, no Sítio Cazajeiras, na zona rural do município. O primeiro comandante da tropa foi José Bezerra da Silva. Atualmente, o grupo é conduzido pelo bisneto dele, José Manoel dos Santos, de 78 anos, que dirige o batalhão há 29 anos. A tropa possui 23 integrantes.


O encontro deve reunir, também, batalhões de outras regiões de Pernambuco, como Sertão e Zona da Mata Sul. Após a apresentação dos bacamarteiros, o polo receberá a final do Concurso das Quadrilhas, a partir das 20h.