Maior Quentão do Mundo será servido neste sábado em Caruaru - Blog do Edvaldo Magalhães

7 de junho de 2017

Maior Quentão do Mundo será servido neste sábado em Caruaru


A quinta festa do Festival de Comidas Gigantes será realizada neste sábado (10), em Caruaru. Os moradores do bairro Cidade Alta estão preparando o Maior Quentão do Mundo. A festa será na Rua Amsterdã, no residencial Adalgisa Nunes, a partir das 19h, e promete reunir milhares de pessoas.

O evento, que ocorre há 16 anos, tem o apoio da Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura e Turismo. De acordo com a organizadora do evento, Marleide Ferreira, serão servidos 550 litros da bebida este ano. “O quentão surgiu depois que a gente montou uma barraca no pátio, em 2000, e muita gente começou a pedir uma edição gigante da bebida. Aí, a gente se inscreveu na Fundação de Cultura e começou a fazer essa festa tão bonita”, explica.

A bebida é preparada horas antes do consumo. “Agora, seis pessoas trabalham comigo para fazer o quentão. Meus sobrinhos decoram a rua. A festa tomou uma proporção que a gente nem imaginava. Eu faço um caldeirão cheio e quase nunca dá. Tenho que voltar para a cozinha e fazer mais durante a festa”.


Para preparar a tradicional bebida, serão utilizados 110 litros de água, 300 litros de cachaça, 8 kg de gengibre, 3 kg de pimenta do reino, 8 kg de canela de pau, 4 kg de cravo, 6 kg de erva doce, 110 unidades de limões, dois kg de anil estrelado e 70 kg de açúcar, além das ervas. O quentão será distribuído gratuitamente.