Plantas medicinais são tema de palestra gratuita em Caruaru - Blog do Edvaldo Magalhães

14 de junho de 2017

Plantas medicinais são tema de palestra gratuita em Caruaru


Os medicamentos fitoterápicos, que utilizam o poder das plantas para o tratamento e cura de doenças, são bastante utilizados na medicina moderna como uma alternativa aos remédios tradicionais. Visando orientar os profissionais de saúde no uso de ferramentas para uma prescrição adequada e segura desses produtos para seus pacientes, o Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) promove, no próximo dia 15 (quinta-feira), a palestra “Prescrição de fitoterápicos: um passo a passo para a implementação no consultório”.
Gratuito, o evento será no Senac Caruaru, das 19h às 22h, e ministrado pelo coordenador da pós-graduação em fitoterapia clínica e esportiva do IDE, Leandro Medeiros. Na ocasião, serão apresentadas as ferramentas mais modernas e confiáveis para a prescrição de fitoterápicos. Ele mostrará, de um jeito inovador, como fazer a prescrição de forma correta e fácil. Medeiros é farmacêutico e mestre em inovação terapêutica pela Universidade Federal de Pernambuco (UPE).
Apesar de os fitoterápicos serem medicamentos naturais e, via de regra, apresentarem menor incidência de efeitos colaterais, sua utilização deverá ser sempre orientada por um profissional capacitado. Há um vasto catálogo de utilizações de plantas por povos e comunidades mundo afora, existindo provas científicas de que não funcionam para as finalidades por elas utilizadas, “e ainda podendo trazer malefícios à saúde, como é o caso da noz-da-índia, muito utilizada no Brasil para fins de emagrecimento, mas que, além de não emagrecer, pode até causar intoxicação”, explica o especialista.
Além disso, eles podem apresentar interações com outros medicamentos e causar toxicidade se utilizados em doses acima das recomendadas. Com vagas limitadas, as inscrições para o evento, que faz parte do projeto “Café com especialistas” do IDE, são através do www.idecursos.com.br/evento. Os participantes contam com certificado online com carga horária de três horas. Mais informações: (81) 3465.0002 e 0800 081 3256.


SOBRE O IDE – O Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE), desde 2006, é uma instituição especializada em cursos de extensão e pós-graduação na área de saúde, com mais de 120 cursos nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, educação física, psicologia e fonoaudiologia. Com matriz no Recife e atuação no interior de Pernambuco, como Caruaru, Garanhuns e Petrolina, tem unidades também espalhas por vários estados do Nordeste, como Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Possui cerca de 5.500 alunos matriculados e 200 turmas abertas, sendo a maior estrutura física, administrativa e pedagógica do Nordeste voltada exclusivamente para cursos de pós-graduação em saúde.