Câmara de Caruaru presta homenagem ao saudoso Lambreta - Blog do Edvaldo Magalhães

6 de julho de 2017

Câmara de Caruaru presta homenagem ao saudoso Lambreta


Fotos: Divanilson Galindo

A noite desta quinta-feira (06), foi marcada por muita emoção e demonstração de carinho ao ex-vereador e homenageado, Fernando Dias de Oliveira, mais conhecido como Lambreta.

Através do decreto legislativo de nº 934/2017, de autoria do presidente da Câmara, vereador Lula Tôrres, o parlamentar Bruno Lambreta e sua família receberam em nome do pai a Medalha de Honra ao Mérito "Prefeito João Salvador dos Santos".

A solenidade que aconteceu na Câmara Municipal de Caruaru contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o ex-governador e ex-prefeito da cidade, João Lyra Neto, a deputada estadual, Laura Gomes, o secretário de governo, Rubens Júnior, vereadores e ex-vereadores, além da família e amigos do homenageado.

A cerimônia foi repleta de homenagens e depoimentos que marcaram a noite. Filhos e colegas parlamentares usaram a tribuna para expressar o sentimento de carinho e saudade que sentiam por Lambreta. 

Dez anos:

Na última nesta terça-feira (4) fez 10 anos da morte do ex-vereador. O fato marcou a política de Caruaru, já que durante cinco mandatos, ele teve uma atuação destacada junto às comunidades carentes no bairro Centenário e Monte Bom Jesus. Para lembrar a data, uma missa foi realizada na Igreja do Convento.

De origem humilde, o ex-gari atuou pela primeira vez na política como diretor de limpeza do primeiro governo do ex-prefeito José Queiroz, em 1982. De acordo com o filho e herdeiro político, Bruno Lambreta, a atuação na diretoria permitiu a primeira eleição na Câmara

Foram cinco mandatos consecutivos de 1989 à 2004, sendo que nesse último foi o mais votado com 3.748 votos. De grande carisma entre a população, Lambreta atuou junto às principais lideranças da esquerda em Pernambuco, fora filiado nos dois primeiros mandatos ao PMDB, depois ao PSB, em seguida PPS e por fim PDT. Falecido em 4 de julho de 2007, o fato causou comoção em familiares, amigos e eleitores de Lambreta.