Hélio dos Terrenos vence eleição suplementar em Belo Jardim - Blog do Edvaldo Magalhães

2 de julho de 2017

Hélio dos Terrenos vence eleição suplementar em Belo Jardim

Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa

O empresário Hélio dos Terrenos (PTB) foi eleito, neste domingo (02), prefeito de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. O petebista venceu o ex-vice-prefeito Luiz Carlos (PSB) por 46,05% dos votos válidos a 33,47%. O prefeito interino Gilvandro Estrela (PV), que ficou em terceiro, obteve 20,48% dos votos. Apesar do acirramento político e de um flagrante de boca de urna, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) avaliou como positiva a eleição suplementar. A abstenção foi de 24,05%.

No plano estadual, o senador Armando Monteiro (PT), pré-candidato ao governo estadual em 2018, venceu o pleito na base eleitoral do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM). O petebista, que participou da campanha, ganhou mais um importante aliado – após ter bancado a eleição da prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), em abril deste ano.

Os primos ex-prefeito João Mendonça (PSB) e Mendonça Filho, rompidos, perderam, cada qual com seus candidatos. O Mendocinha fez campanha para Estrela, enquanto o ex-prefeito João, bancou o seu ex-vice. O ministro, que nutre o desejo de disputar o pleito estadual, viu seu aliado, que é presidente da Câmara Municipal de Belo Jardim, ficar em último no pleito.

Já o governador Paulo Câmara (PSB) não foi ao município, mas enviou o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) e o seu chefe de gabinete, João Campos (PSB), o que não adiantou.


O pleito suplementar ocorreu, neste domingo (02), porque o ex-prefeito João Mendonça foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por improbidade administrativa com dano ao erário e enriquecimento ilícito, em maio.


Informações de Marcelo Montanini.