Teatro Rui Limeira Rosal do Sesc Caruaru recebe espetáculo "Ledores no Breu" - Blog do Edvaldo Magalhães

28 de julho de 2017

Teatro Rui Limeira Rosal do Sesc Caruaru recebe espetáculo "Ledores no Breu"


Um dos problemas sociais mais comuns no Brasil, o analfabetismo é a realidade de cerca de 13 milhões de pessoas que não sabem ler ou escrever. No intuito de promover uma reflexão social sobre esse tema, a 20º edição do projeto nacional Palco Giratório, realizado pelo Sesc, traz para Caruaru o espetáculo “Ledores no Breu”. A montagem é da Cia do Tijolo, de São Paulo, e será apresentada neste domingo (30/7), às 20h, no Teatro Rui Limeira Rosal. 

 “Ledores no Breu” fala dessas pessoas que “leem no escuro” - como o próprio título do espetáculo sugere – e que têm as palavras, de forma especial as escritas, como um mistério. Em formato de solo, protagonizado pelo ator pernambucano Dinho Lima Flor e dirigido por Rodrigo Mercadante, a peça trata da relação do ser humano com o universo ao seu redor através das palavras, alinhando poesia à discussão de cunho social, característica do grupo Cia do Tijolo. O enredo é inspirado no pensamento e na prática do educador Paulo Freire e nas obras do poeta Zé da Luz e do ficcionista Guimarães Rosa. A entrada custa R$ 5 meia e R$ 10 inteira.

No mesmo dia, às 8h, na sala de teatro e dança do Sesc Caruaru, Dinho Lima Flor e Rodrigo Mercadante ministram a oficina “Diálogo entre dois espaços: primeiro ocupe, depois se vire” para artistas, contadores de história, professores, atores e pessoas criadoras. Apenas 20 vagas estão disponíveis aos interessados nesta atividade que tem seis horas de carga horária. O acesso é gratuito.