Tremor de terra é registrado em Caruaru nesta quarta (05) - Blog do Edvaldo Magalhães

5 de julho de 2017

Tremor de terra é registrado em Caruaru nesta quarta (05)


O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), confirmou um tremor de terra às 18h45 desta quarta-feira (05), em Caruaru. O abalo císmico foi de 2.0 graus na escala Richter. De acordocom o técnico em sismologia Eduardo menezes, o tremor desta magnitude é considerado de baixa intensidade.

A cidade de Caruaru, tem uma estação permanente da Rede Sismográfica do Nordeste Brasileiro, um projeto executado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com financiamento da Petrobras, para facilitar a medição dos abalos sísmicos que vêm ocorrendo no município desde o século passado.

De acordo com o coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, Joaquim Ferreira "em Caruaru há várias áreas ativas", explicou. A atividade sísmica em Caruaru é antiga.

Há relatos que a terra teria tremido na região no ano de 1835. Mas foi no dia 21 de janeiro de 1967 que ocorreu o abalo de maior impacto, causando pânico e fuga da população. Esse tremor alcançou a magnitude de 3,8.