Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é celebrado nesta sexta (25) em Caruaru - Blog do Edvaldo Magalhães

25 de agosto de 2017

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é celebrado nesta sexta (25) em Caruaru




Em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica no Brasil, celebrado em 29 de agosto, a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) e o Movimento Lutas e Cores (LC) irão realizar nesta sexta-feira (25/08), o Sarau da Visibilidade Lésbica. 

A programação conta com intervenções e debates políticos sobre a realidade das mulheres lésbicas na cidade, bem como, atrações culturais e artísticas. “É necessário desenvolvermos ações e políticas públicas que possam dar visibilidade e proteção as mulheres lésbicas na nossa sociedade, pois infelizmente a lesbofobia e outras violências, como a prática de estupros corretivos é presente na vida de muitas mulheres lésbicas e bissexuais”, afirmou a gerente de Enfrentamento à Violência da SPM, Joana Figueirêdo.
  
Para a coordenadora de Promoção à Diversidade Sexual (LGBTI) de Caruaru, Christianny Magalhães, orientar é a forma mais incisiva de combater qualquer tipo de LGBTIfobia.  “O sarau marca um momento de lutas e resistências, onde há um histórico de discriminação das pessoas LGBTI e principalmente da vulnerabilidade da mulher lésbica, muitas delas vítimas de assassinatos, agressões físicas, psicológicas, verbais”, afirmou.

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, surgiu no dia 29 de agosto de 1996 quando militantes lésbicas brasileiras, durante o 1° Seminário Nacional de Lésbicas – SENALE, reivindicaram a importância dessa data para fortalecimento da luta contra a lesbofobia e a invisibilidade nos espaços de poder, bem como pesquisas e políticas públicas específicas para as necessidades das mulheres lésbicas.
  
No ano de 2016 a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais, divulgou que 340 LGBTI’s foram assassinados no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário