Projeto sobre PMAQ gera polêmica entre profissionais de saúde é retirado pelo Executivo - Blog do Edvaldo Magalhães

4 de outubro de 2017

Projeto sobre PMAQ gera polêmica entre profissionais de saúde é retirado pelo Executivo


Agentes de saúde e de endemias e enfermeiros lotaram as galerias da Câmara de Vereadores de Caruaru, na tarde desta terça-feira (03). Eles foram acompanhar a discussão do Projeto de Lei que trata do incentivo financeiro de qualidade da atenção à saúde do programa de melhoria de acesso e da qualidade, instituído pelo Ministério da Saúde, denominado PMAQ, mas a Prefeitura havia retirado da pauta da reunião ordinária.



De acordo com o PL, o programa tem o objetivo de incentivar a melhoria no padrão de qualidade na atenção básica e o melhor desempenho das equipes, bem como maior satisfação dos usuários.  Para que isto aconteça, o Ministério da Saúde repassa novos recursos financeiros por equipe que aderiu ao PMAQ para a gestão municipal, mediante a avaliação do desempenho das equipes.
O Projeto de Lei seria lido, para ser votado posteriormente. Contudo, o Executivo o retirou da pauta e agora os vereadores aguardam posicionamento da Prefeitura.

Os profissionais alegam que na gestão de José Queiroz, os agentes de saúde e de endemias ganhavam uma gratificação de 50 reais, já os odontólogos e enfermeiros de 1.200 reais. Agora, a atual gestão quer aumentar para 120 reais para os agentes e diminuir dos odontólogos e enfermeiros para 400 reais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário