Academia de Literatura de Cordel realiza 2ª Expocordel neste sábado (18) - Blog do Edvaldo Magalhães

16 de novembro de 2017

Academia de Literatura de Cordel realiza 2ª Expocordel neste sábado (18)


O próximo sábado, dia 18, será marcado por poesia, música e diversas linguagens artísticas. É que acontecerá a 2º edição da Expocordel, na sede da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC), no Polo Cultural da Estação Ferroviária. Na ocasião, serão expostos para leitura e comercialização cordéis dos mais diversos autores, incluindo clássicos e novos títulos da literatura popular, entre outras atividades. Uma vasta programação marcará o evento, que deverá iniciar às 9h e a previsão é que seja encerrada às 21h.

Além da mostra dos títulos, a programação será mesclada por recitais de artistas como Dorge Tabosa, Nerisvaldo Alves, Paulo Pereira, Dilma França, Cilene Santos, Carlos Soares e Olegário Filho. O cantor Carlos Alves também se fará presente, interpretando músicas autorais e clássicos do cancioneiro popular.

O evento contará ainda com o lançamento do cordel coletivo “Personalidades de Caruaru”, realizado por integrantes da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel. Na obra, biografias de personagens como Coronel Ludugero, Onildo Almeida, José Condé e Severino Vitalino são contadas através da poesia popular. Ademais, serão divulgados os vencedores do concurso literário realizado pela entidade no primeiro semestre, mobilizando estudantes da rede municipal de educação.

Para o cordelista e ator Nelson Lima, idealizador do evento, a 2ª Expocordel tem a premissa de enaltecer a produção da literatura popular em Caruaru. “Durante a Expocordel, celebra-se o Dia do Poeta Cordelista, que é 19 de novembro. Assim, a gente procura valorizar não só a arte em si, mas também os produtores desses conteúdos”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário