Agência da Previdência Social Caruaru agora conta com atendimento do INSS Digital - Blog do Edvaldo Magalhães

8 de novembro de 2017

Agência da Previdência Social Caruaru agora conta com atendimento do INSS Digital


A Agência da Previdência Social (APS) Caruaru agora conta com atendimento do INSS Digital. O serviço passa a funcionar na agência a partir desta quarta-feira (8), implantando uma nova forma de atender ao dispensar arquivos físicos, tramitando processos de forma digital entre as agências. A previsão do INSS é ter 300 unidades operando sob o modelo até o fim do ano. 

O projeto INSS Digital consiste em oferecer acesso aos serviços do INSS com rapidez e segurança. O novo modelo torna mais ágil a análise dos requerimentos, armazenando os processos em formato digital.

No período de testes realizado pela APS Caruaru desde o mês de Agosto de 2017, a produtividade dos servidores cresceu ao utilizar o INSS Digital. No mesmo período de tempo em que quatro processos eram analisados no modelo antigo de atendimento, pode-se analisar 10 processos utilizando o serviço do INSS Digital.

O INSS Digital abrange também o estabelecimento de Acordos de Cooperação Técnica (ACT) entre o Instituto e organizações representativas, públicas ou privadas, para facilitar o acesso aos serviços e ao reconhecimento dos direitos dos cidadãos. Com isso, o segurado vinculado a uma dessas organizações pode fazer o pedido de benefício diretamente na entidade, sem precisar ir a uma agência do INSS.

Os processos relativos a essas parcerias são enviados eletronicamente para os polos de análise, unidades que trabalham exclusivamente com requerimento eletrônico e que funcionam nos espaços internos administrativos do INSS nos estados. Até o momento, já foram criados dez polos de análise.

Também faz parte do INSS Digital a disponibilidade de novos serviços no Portal INSS (inss.gov.br), entre eles extratos que antes precisavam ser obtidos numa agência do INSS. O portal do INSS permite a realização de agendamento, consultas, retirada de extratos e envio de documentos digitalizados para agilizar o atendimento no dia agendado. O aplicativo do site também está disponível para celulares com sistemas operacionais Android.

O projeto INSS Digital é a base de um processo mais amplo cujo objetivo é facilitar a vida do cidadão, de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS, sem precisar se deslocar e gastar com isso. Além disso, através dos canais remotos (Portal INSS e Central que atende pelo telefone 135) o cidadão e as entidades representativas podem acompanhar, em tempo real, as etapas da análise dos seus processos.

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