Aprovado em Caruaru projeto da Semana Municipal de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Infantil - Blog do Edvaldo Magalhães

3 de novembro de 2017

Aprovado em Caruaru projeto da Semana Municipal de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Infantil

Foto ilustrativa
O vereador Alberes Lopes apresentou na última terça-feira, 30 de outubro, na Câmara Municipal, o projeto de lei que cria em Caruaru a “Semana Municipal de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Infantil”, a ser realizada sempre na última semana do mês de novembro, fazendo parte do calendário de ações da Secretária municipal de Saúde.
Segundo Alberes Lopes, o projeto prevê a realização de uma semana educativa, com campanhas permanentes sobre os benefícios do diagnóstico precoce do Câncer Infanto-juvenil, a fim de garantir a todas as crianças do município acesso ao atendimento, diagnóstico e tratamento das neoplasias da infância. Também deverão haver investimentos na qualificação continuada dos profissionais de saúde, em pesquisas, e parcerias público-privada para a melhoria das ações.
“É extremamente necessário prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar a criança com câncer ou aquelas com riscos de desenvolverem a doença quando chegarem à fase adulta. O projeto foi debatido com profissionais e instituições com amplo conhecimento sobre a temática e traz como principal proposta conscientizar a população caruaruense, de modo a facilitar o diagnóstico da doença o mais breve possível, podendo assim reduzir o numero de vítimas fatais”, detalha Alberes.
O projeto, que segue em análise na Câmara, inclui a participação do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) na rede de saúde do município, possibilitando aos pacientes do ICIA ter acesso através da Central de Marcação a exames, consultas e cirurgias, tendo com ressalva a prioridade sobre as demais patologias em vista ao comportamento agressivo de muitas neoplasias exigem agilidade e prontidão sob pena de não curar ou perdermos a luta para o câncer, e quando não houver disponibilidade no nosso município tal tecnologia ou especialidade assumir junto com o ICIA à responsabilidade por fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário