Governador Paulo Câmara entrega Batalhão Especializado em Caruaru - Blog do Edvaldo Magalhães

14 de novembro de 2017

Governador Paulo Câmara entrega Batalhão Especializado em Caruaru

Fotos: Izaías Rodrigues/Rádio Liberdade


O governador Paulo Câmara (PSB) inaugurou na manhã desta terça-feira (14), em Caruaru, o Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP). Com um efetivo inicial de 300 policiais militares, o Batalhão irá reforçar a segurança de Caruaru e do Agreste de Pernambuco. Eles atuarão no combate a diversas modalidades de crimes, como tráfico de drogas, assaltos, porte ilegal de armas e desarticulação de grupos de extermínio e patrulhamento nas áreas rurais.

Participaram do evento os deputados federais André de Paula e Tadeu Alencar; os estaduais Tony Gel, Laura Gomes, Joel da Arpa e Diogo Moraes; a promotora de Justiça de Caruaru, Juca Miranda; o chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle; o comandante do BIESP, tenente-coronel Antônio Menezes; a gerente geral de Polícia Cientifica, Sandra Santos; e o diretor da Diretoria Integrada Especializada (Diresp), cel. João Bosco.  Acompanharam o governador durante a agenda no município também os prefeitos Misso de Amparo (Lagoa dos Gatos), Wilson Madeiro (Barra de Guabiraba), Joelma Campos (Panelas), Hélio dos Terrenos (Belo Jardim), Giorge de Neno (Camocim de São Félix), Thiago Nunes (Agrestina), Branquinho (Bezerros), Mota (Riacho das Almas), Rossine (Lajedo), Antônio Roque (Jataúba), e Gustavo Adolfo (Bonito); além dos vice-prefeitos de São Caetano, Caio Braga; e de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; do ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz; e do presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Lula Tôrres, além dos secretários Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão), Roberto Franca (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude), João Campos (Chefia do Gabinete de Governo, Francisco Papaléo (Cidades), Lúcia Melo (Ciência e Tecnologia) e Wellington Batista (Agricultura).


O BIESP, que foi solicitação do deputado estadual Tony Gel  (PMDB) junto ao governador, conta com companhias especializadas como Rocam, Radiopatrulha, Choque com Cães e Trânsito. A entrega do Batalhão, localizado na Avenida Leão Dourado, bairro Caiucá, faz parte dos investimentos do plano de segurança de Pernambuco, lançado no primeiro semestre do ano.

Subordinada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), o BIESP contará com um efetivo de 300 policiais militares que atuarão no combate às diversas modalidades de crimes, como tráfico de drogas, assaltos, porte ilegal de armas e desarticulação de grupos de extermínio, com uma atenção especial ao patrulhamento e ações nas áreas rurais. A inauguração do equipamento faz parte de uma série de ações do Governo de Pernambuco para fortalecer a segurança pública no Agreste do Estado, que inclui ainda, o reforço de policiais militares para o 4º Batalhão de Polícia Militar, também de Caruaru, e é responsável pelo policiamento ostensivo dos 15 municípios que compõem Área Integrada de Segurança 14 (AIS-14), são eles: Caruaru, Agrestina, Altinho, Cupira, Panelas, Lagoa dos Gatos, Bezerros, Camocim de São Félix, Sairé, São Joaquim do Monte, Bonito, Barra de Guabiraba, Riacho das Almas, Jurema e Ibirajuba.


Com o reforço de 140 novos policiais lançados às ruas ainda em outubro, o município de Caruaru registrou uma redução de 50% dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI) em relação ao mês de setembro deste ano. Com a inauguração do batalhão, esse efetivo será incorporado ao BIESP a partir de agora. O reforço ainda será ampliado com a chegada dos novos profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica, que já estão sendo formados e devem estar efetivamente nas ruas a partir do primeiro trimestre de 2018. Além disso, mais de 43 viaturas foram entregues, este ano, para renovação e ampliação da frota a serviço das polícias com atuação em Caruaru e no Agreste.


Antes do BIESP, no local funcionava a empresa Coletivo, de propriedade do empresário Adolfo José, que investiu R$ 150 mil reis na reforma para que o Batalhão pudesse funcionar, e posteriormente alugou o prédio ao Governo do Estado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário