Aplicativo substitui título de eleitor em papel - Blog do Edvaldo Magalhães

2 de dezembro de 2017

Aplicativo substitui título de eleitor em papel




A partir de agora o cidadão brasileiro vai poder dispensar o uso do título de eleitor em papel, caso baixe o aplicativo chamado e-título no celular ou tablet. A novidade é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, foi abraçada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e vai ser adotada em todo o país.
Todas as informações que constam no título de papel vão constar no aplicativo. Para aqueles que já fizeram o cadastramento biométrico, será preciso levar só o celular para votar. É o que explica o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes. “Aqueles que tiverem feito a biometria vão poder votar já com este documento virtual. Vão apresentar isto perante a zona eleitoral e vão fazer isto então de maneira bastante tranquila. É uma evolução, realmente, da qual nós ficamos orgulhosos e agradecemos esta contribuição que veio do TRE”.
Já aqueles que não fizeram a biometria, vão precisar mostrar um documento com foto e o aplicativo. De acordo com a Secretária de Tecnologia da informação do TRE do Acre, Rosana Magalhães, a ferramenta vai auxiliar a prestação de serviço para todo eleitor brasileiro. “Conseguimos facilitar a vida do cidadão, quer esteja perto, quer esteja longe, o nosso eleitor, tendo o sinal de internet, vai poder baixar o aplicativo gratuitamente, vai favorecer a sua vida e a sua acessibilidade aos seus dados eleitorais e poderá, inclusive, se dirigir a urna eleitoral para exercitar o seu voto”.
Até o momento, cerca de 47% dos 146,7 milhões de eleitores fizeram o cadastramento biométrico. Segundo o TSE, o aplicativo e-título está disponível para aparelhos com o sistema operacional Android, na Play Store e a versão para iPhone, que usa o sistema iOS, poderá ser baixada em no máximo 10 dias. A ferramenta digital já poderá ser utilizada nas eleições majoritárias de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário