SDS e Associação Comercial de PE realizam ação contra roubo de celular - Blog do Edvaldo Magalhães

15 de dezembro de 2017

SDS e Associação Comercial de PE realizam ação contra roubo de celular


Estabelecimentos comerciais divulgarão o programa Alerta Celular, da SDS, que ajuda a recuperar celulares roubados ou furtados, devolvendo-os a seus proprietários.
Nesta sexta-feira (15/12), a Associação Comercial de Pernambuco realiza mais uma etapa do seu Fórum Permanente de Soluções para a Segurança, numa ação em parceria com a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), para promover o estímulo ao cadastro de aparelhos no programa Alerta Celular. O objetivo é combater os crimes de furto, roubo e receptação desses equipamentos no estado de Pernambuco. A parceria foi lançada em entrevista coletiva na sede da SDS, que recebeu em sua sede, no bairro de Santo Amaro, com representantes de operadoras de telefonia e de redes supermercadistas do Estado.
Nos estabelecimentos comerciais parceiros, será feita a divulgação do programa Alerta Celular, estimulando os compradores a cadastrar o IMEI de seus celulares na página da SDS (www.sds.pe.gov.br), clicando no painel destaque à direita. Para essa nova campanha, foram confeccionados 30 mil panfletos, 5 mil cartazes, mídias audiovisuais (veiculadas nos sistemas de vídeo e som das lojas), painéis eletrônicos nas vias de grande fluxo, peças de backbus, adesivação das escadas rolantes do Shopping Recife e ainda foram produzidos 50 totens, para colocação na entrada dos estabelecimentos comerciais participantes da ação.
Lançado em março de 2017 pela SDS, o programa Alerta Celular já tem, em seu sistema, 87.489 aparelhos cadastrados. Desde o início do programa, 587 aparelhos foram recuperados pelas polícias e devolvidos aos seus verdadeiros donos. Pelas estatísticas da SDS, uma média de 55% dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) registrados em Pernambuco está atrelada ao roubo de celulares, cuja facilidade de comercialização serve como moeda de troca entre criminosos.
“Observamos que os celulares terminam sendo a forma de pagamento para dívidas de drogas. As investidas a ônibus, por exemplo, visam, em grande parte das vezes, os celulares. Ao implantar a Força-Tarefa Coletivos, que intensificou as abordagens nos corredores de grande fluxo, reduzimos em 35% os roubos de celulares em outubro deste ano, comparando com o mês anterior (caiu de 360 para 239, em setembro). Esse número ainda pode reduzir-se sensivelmente. Ao cadastrar seu aparelho, a população dificulta o repasse, quebrando uma cadeia de crimes”, explica o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. Nas abordagens policiais, são utilizados tablets para checar se determinados celulares estão no cadastro de furto, roubo ou extravio.
Para o vice-presidente da Associação Comercial de Pernambuco, Otavio Moraes, o encontro com esses representantes reforça as várias ações do Fórum de Segurança da ACP, que vem sendo realizado continuamente, objetivando integrar a classe empresarial e as entidades públicas governamentais na busca por soluções relativas à segurança em Pernambuco.
“A Associação Comercial de Pernambuco vê como positivo o atual modelo de gestão que a Secretaria de Defesa Social está praticando, principalmente no quesito de relacionamento com lideranças da sociedade civil. Tivemos a iniciativa de articular esta reunião com os setores onde há a maior capilaridade e volume de vendas de celulares, que são as operadoras e os principais hipermercados da cidade. Eles poderão estimular a o uso da tecnologia no combate ao crime, através do Alerta Celular. Nós da ACP entendemos que a segurança é uma responsabilidade principal do Estado, mas não deixa de ser também de lideranças sociais e empresariais, que devem trabalhar em conjunto com o Estado. Hoje, o lojista do centro do Recife vê notoriamente a melhoria da segurança e as famílias que têm preferência em comprar no comércio de rua estão se sentindo mais seguras para fazer suas compras de fim de ano. Agora queremos focar nosso apoio na diminuição dos furtos e roubos de celulares”, ressaltou Moraes.
IMEI - Para efetuar o cadastro no site da SDS (www.sds.pe.gov.br), o usuário precisa informar o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel), que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06# que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário