Hospital Mestre Vitalino realiza I Semana da Qualidade - Blog do Edvaldo Magalhães

19 de fevereiro de 2018

Hospital Mestre Vitalino realiza I Semana da Qualidade


Teve início nesta segunda (19) a I Semana da Qualidade no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. O evento é uma ação do Núcleo de Segurança do Paciente, que é composto por uma equipe multiprofissional, e segue até a quinta (22). O objetivo é capacitar todos os profissionais da unidade para uma melhoria da qualidade do atendimento, fortalecendo desta forma uma cultura de segurança para os pacientes.
A programação do evento começou às 09h, com a abertura da semana, e segue com a palestra de gerenciamento da qualidade. Amanhã (20), a programação inicia às 14h e dará início a formação sobre as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, voltadas para a Meta 1 – Identificar corretamente o paciente, e a Meta 2 – Melhorar a comunicação entre os profissionais. Na quarta (21) a formação continua a partir das 14h com a abordagem sobre a Meta 3 – Segurança da prescrição, no uso e administração da medicação, e a Meta 4 – Cirurgia segura. Na quinta (22), último dia do evento, a palestra começa às 9h e trará uma explanação sobre a Meta 5 – Higienização das mãos, e a Meta 6 – Redução dos riscos de queda e de lesão por pressão.
Desde dezembro de 2017, o HMV passou a contar com uma enfermeira especializada em qualidade no seu quadro de funcionários. “Com a inclusão desta profissional no quadro, já percebemos até então uma diminuição nas notificações de eventos adversos, ou seja, reduziu-se as ocorrências que expõem o paciente a algum risco. O evento agora vem para reforçar a importância de seguirmos rigorosamente as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, em busca de um serviço cada vez melhor”, explicou Renilde Melo, coordenadora de enfermagem do HMV. As ações visam um melhora no gerenciamento de segurança, uma vez que se torna possível quantificar os riscos e introduzir medidas de melhoria na assistência do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário