Caruaru recebe mais uma edição da Caravana da Educação - Blog do Edvaldo Magalhães

25 de abril de 2018

Caruaru recebe mais uma edição da Caravana da Educação



A comitiva da Secretaria Estadual de Educação desembarca no município nesta quinta-feira (26) para mais uma edição desta ação. A Caravana acontece paralelamente à reunião de Pactuação de Metas 2018, esta que mobiliza gestores das 63 as escolas ligadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Centro Norte. A Caravana irá mobilizar cerca de dois mil estudantes da região e é a grande novidade deste ano: consiste em um circuito de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de orientações aos estudantes o objetivo de aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual.
Divididas em três polos – Esportivo, Cultural e Central – as ações da Caravana envolvem centenas de estudantes da rede, além de contar com o apoio e participação da comunidade escolar. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, doação de livros, oficinas, recitais e atividades de leituras movimentarão os Polos Esportivo e Cultural. Em Caruaru, eles estarão localizados na Escola Professora Elisete Lopes de Lima Pires e na Escola de Referência em Ensino Médio Arnaldo Assunção, respectivamente. As ações destes dois polos acontecem no período da manhã.
À tarde, a partir das 14h30, também na Escola de Referência em Ensino Médio Arnaldo Assunção, os estudantes terceiranistas das escolas da regional participam do Polo Central. Lá, haverá apresentação dos projetos Enem Tá Ligado, com foco na preparação para o Enem, e PE no Campus, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017 que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.
Já a Pactuação de Metas é um importante momento de discussão de metas para o ano de 2018 entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (SEPLAG), para que todas conheçam suas metas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). O encontro, que, nesta quinta-feira, conta com a presença de todos os gestores das 63 escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação Agreste Centro Norte, acontece na Escola de Referência em Ensino Médio Nicanor Souto Maior, e é comandado pelo secretário de Educação do Estado, Fred Amancio.
“A Pactuação de Metas é um momento muito importante do trabalho que a Secretaria de Educação realiza junto às Gerências Regionais. Mas, sentíamos a necessidade de envolver toda a comunidade escolar nesse processo todo. Então, a Caravana da Educação surgiu com essa expectativa de mobilizar escolas e estudantes neste dia voltado para a educação. Já passamos por Limoeiro, Timbaúba, Paulista e Gravatá, e é muito gratificante ver a animação e a entrega de todos eles. Toda essa ação conjunta de Pactuação e Caravana têm se tornado um dia muito bonito para a nossa educação. Estamos chegando em Caruaru com a certeza de que será mais um grande dia para a educação pernambucana”, pontua o secretário Fred Amancio.

PROGRAMAÇÃO:

Polo Esportivo
Local: Escola Professora Elisete Lopes de Lima Pires
Gestor: Aparecida de Fátima de Amorim Melo
Endereço: Rua Cristo Redentor, s/n, Caiuca
Horário: 8h às 11h30

8h15 – Banda Marcial BAMAEDV
8h30 – Boas Vindas Cerimonial
8h45 – Desfile das Delegações Esportivas
9h – Judô
9h20 – Ginástica Rítmica e Acrobática
9h40 – Queimado
10h – Dança (Carimbó e Frevo)

10h20 – Escravo de Jó
10h40 – Basquete e Badminton
11h – Aulão de Zumba


Polo Cultural
Local: Escola de Referência em Ensino Arnaldo Assunção
Gestor: Antônia Fabiana Cavalcanti de Andrade
Endereço: Rua Prudente de Moraes, s/n, Salgado     
Horário: 8h às 11h30

7h40 – Protagonistas caracterizados e Trio Pé-de-Serra
8h – Banda Fanfarra / Abertura – Equipe Gestora
8h10 – Hino de Pernambuco (Ritmo de Forró)

8h30 – Cordel Cultural
8h45 – Cordel: A feira de Caruaru
9h – Fala de Onildo Almeida (Compositor da música “A Feira de Caruaru)
9h30 – Recorte de uma Quadrilha Estilizada
10h – Lanche
10h30 – Apresentação teatral: Padrinhos Mágicos
11h – Grupo de Dança Cultural Interativa



Polo Central

Local: Escola de Referência em Ensino Arnaldo Assunção
Gestor: Antônia Fabiana Cavalcanti de Andrade
Endereço: Rua Prudente de Moraes, s/n, Salgado     
Horário: 14h às 16h30

13h30 – Acolhida com protagonistas caracterizados
13h30 – Recepção (Banda Fanfarra)

13h40 – Abertura
13h45 – Facultado a Palavra
14h30 – Depoimento estudantes intercambistas (PE no Campus e Superação)
14h50 – ENEM Tá Ligado
15h10 – PE no Campus
15h40 – Apresentação Cultural de Boneco Vitalino 




Gerência Regional de Educação Agreste Centro Norte
Gestor: Flávio Carlos Silva
Quantidade de escolas jurisdicionadas: 63
Municípios jurisdicionados à GRE: Agrestina, Altinho, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Caruaru, Cupira, Ibirajuba, Jatauba, Panelas, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, São Caetano, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário