Mutirão gratuito para declaração do Imposto de Renda tira dúvidas sobre procedimento nesta sexta (13) - Blog do Edvaldo Magalhães

11 de abril de 2018

Mutirão gratuito para declaração do Imposto de Renda tira dúvidas sobre procedimento nesta sexta (13)


O curso de Ciências Contábeis da Faculdade UNINASSAU Caruaru realiza na próxima sexta-feira (13) um mutirão de declaração de ajuste anual do imposto sobre a Renda- Pessoa Física (DIRPF), mais conhecido como Imposto de Renda. O mutirão será gratuito, aberto a toda a população, e acontecerá das 16h às 22h, no laboratório de informática da instituição. As dúvidas serão tiradas por professores e estudantes do curso de Ciências Contábeis, estes tiveram um treinamento específico pela coordenação e corpo docente para essa atividade. Não é necessário realizar inscrição previamente para participar do mutirão. A Faculdade UNINASSAU Caruaru fica no entroncamento das BRs 232 e 104, km 1215, bairro Agamenon Magalhães, no antigo Hotel do Sol.

O coordenador do curso e consultor contábil, Rildo Feitoza, explica que o objetivo da ação é tirar as dúvidas justamente nessa reta final do prazo estipulado pela Receita Federal. "Muitas pessoas deixam para a última hora e correm o risco de perderem o prazo que se encerra no dia 30 deste mês, e a multa para quem se atrasar não é baixa, por isso, é importante buscar tirar as dúvidas e realizar o procedimento de declaração’’, alerta.   

A Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda – Pessoa Física (DIRPF) é uma obrigação anual de cada contribuinte do imposto, segundo as normas estipuladas pela Receita Feral do Brasil (RFB). Devem declarar as pessoas que se encontrem nas seguintes situações: que recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70; que recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R 40.000,00; que obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas; e que teve, em 31/12/2017, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua de valor total superior a R$ 300.000,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário