Artigo: Pela boa convivência entre Tradição e Contemporaneidade nesse São João – Por Paulo Nailson - Blog do Edvaldo Magalhães

31 de maio de 2018

Artigo: Pela boa convivência entre Tradição e Contemporaneidade nesse São João – Por Paulo Nailson


Buscando conciliar tradição e o contemporâneo, até porque o novo “sempre vem”, amanhã, 01 de junho, é a abertura do São João de Caruaru. A antiga Estação Ferroviária e o Sítio Pau Santo dão o pontapé inicial dessa grandiosa festa popular, que, ao longo dos anos, naturalmente passou também a ter forte influência político-econômica-comercial.
Já no sábado, 2, a abertura, oficial, propriamente dita, com a entrada das autoridades na Estação e os shows no Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga com a maravilhosa Orquestra de Pífanos de Caruaru, regida pela maestro Mozart Vieira, e cerca de 75 componentes. Em seguida: Elba Ramalho, Fulô de Mandacaru e Jonas Esticado, que retratam bem o que comentei no início.
Não é querer viver do passado, este já deixou sua marca no devido tempo. É viver do presente e do futuro compreendendo as transformações pelas quais a cultura de um povo tem passado no decorrer dos tempos.
Não fazendo apologia ao isolamento cultural, se fechando em guetos. Mantendo-se aberto ao novo e ter o devido cuidado de buscar o caminho sempre do diálogo e das convergências. Não é fácil, mas ainda é o melhor caminho a ser trilhado.
Essa grandiosa festa está apenas começando. Num esforço muito grande da Fundação de Cultura e de todos os envolvidos na preparação e realização da mesma, com uma dificuldade a mais para ser superada que é esse momento pós-paralisação dos caminhoneiros, com desdobramentos tão devastadores na vida prática dos cidadãos, com impacto na mobilidade, segurança, etc.
Que essa superação para iniciar tão grandiosa festa se mantenha nos dias porvir. Nesse aspecto do bom convívio entre o “velho” e o “novo” que prevaleça a importância das raízes culturais de nossa gente, no sentido da afirmação de sua identidade e pertinência regional. Que não haja a prática de aumento abusivo no valor dos serviços prestados, até porque já acontecem nesse período.
Enfim, que a cidade esteja de braços abertos para receber e acolher como sempre, da forma mais calorosa e alegre o público visitante.
Por Paulo Nailson

Nenhum comentário:

Postar um comentário