INSS diminui distância entre segurados e benefícios para por fim no tempo de espera para ser atendido - Blog do Edvaldo Magalhães

17 de maio de 2018

INSS diminui distância entre segurados e benefícios para por fim no tempo de espera para ser atendido


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai encurtar a distância entre o segurado e o benefício a partir desta segunda-feira (21). Ao acessar o portal Meu INSS (inss.gov.br) ou ligar para o 135, o segurado receberá diretamente o número do protocolo de requerimento ao invés de agendar uma data para ser atendido. A medida vale inicialmente para os benefícios de Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade urbanos.

É o fim, aos poucos, do modelo convencional em que o segurado agenda uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Agora, ao realizar a solicitação, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado para comparecer a uma agência do INSS.

Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.

Com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido em uma agência perto da sua residência. Além do mais, a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.

E com a ampliação da concessão automática, a tendência é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente. Em breve, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma.

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