Palestra gratuita sobre principais riscos da Leishmaniose no CVJR nesta quinta (17) - Blog do Edvaldo Magalhães

15 de maio de 2018

Palestra gratuita sobre principais riscos da Leishmaniose no CVJR nesta quinta (17)



Nesta quinta-feira (17), uma palestra gratuita sobre “Leishmaniose” será ministrada pelos veterinários Jerônimo Ribeiro, Bruno Cardoso e Arlindo Costa no Centro Veterinário Jerônimo Ribeiro (CVJR), em Caruaru.

O evento integra a 4ª edição do “Aprender a cuidar no CVJR’: projeto que visa promover várias palestras educativas sobre cuidados com a saúde dos animais de estimação”. O principal objetivo da palestra é informar à população sobre aspectos relevantes do problema de saúde.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Leishmaniose é a segunda doença causada por parasitas que mais mata no mundo, perdendo somente para a malária. A doença tem alto percentual de morte se não diagnosticada e tratada a tempo.

Na oportunidade os especialistas irão explicar os principais pontos sobre a doença, formas de transmissão, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento, entre outras dúvidas pertinentes à problemática.


O que é Leishmaniose?
Também conhecida como Calazar, a Leishmaniose é uma doença infecciosa causada pelo parasita “leishmania”. Sua transmissão se dá pela picada do mosquito flebótomo infectado, também conhecido como “mosquito palha”. O diagnóstico da leishmaniose é realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais e, assim como o tratamento com medicamentos, deve ser cuidadosamente acompanhado por profissionais de saúde.

O Diretor Clínico do CVJR fala sobre a importância da propagação de informações úteis no dia a dia dos tutores. “O objetivo é conscientizar a população e tirar dúvidas sobre cuidados básicos com a saúde animal, e sempre lembrando a importância da prevenção.”

Realizado em parceria com vários profissionais da medicina veterinária, o projeto abarca vários temas práticos como prevenção de doenças, tratamentos, vacinação, entre outros. Com inscrições gratuitas, as palestras são realizadas mensalmente na sede da instituição, localizada no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru. O evento tem vagas limitadas. As Inscrições podem ser realizadas pelo número: 81 99609.5148.

Nenhum comentário:

Postar um comentário