PasseATO pela luta antimanicomial será realizado em Caruaru - Blog do Edvaldo Magalhães

17 de maio de 2018

PasseATO pela luta antimanicomial será realizado em Caruaru


Será realizado, nesta quinta-feira (17), às 15h, um “passeato” pelas ruas de Caruaru com o objetivo de mostrar que é possível cuidar de quem sofre de transtornos mentais em liberdade. A caminhada faz alusão ao dia 18 de maio, que marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

A concentração do evento será em frente ao posto do INSS e seguirá até à Estação Ferroviária. Participarão usuários do serviços de saúde mental e familiares, trabalhadores de saúde, movimentos sociais e estudantes da Unifavip.

A ação faz parte da III Semana da Luta Antimanicomial de Caruaru, uma realização da Secretaria de Saúde do município, através da Coordenação de Saúde Mental, em parceria com o Coletivo Caralâmpia, a Liga Estudantil de Saúde Mental do Agreste (LESMA) e estudantes e docentes da Unifavip.

Com o tema “Acorda, amigo! O boato era verdade. Quem para o passo de uma maioria?”, a semana da luta antimanicomial debate, desde o dia 12 de maio, o cenário da política de saúde mental após as recentes mudanças (retorno dos hospitais psiquiátricos, investimento em comunidades terapêuticas e enfraquecimento da lógica  da redução de danos) que contrariam a proposta do cuidado em liberdade, através do trabalho em rede, dentro de serviços substitutivos e de base comunitária.

As atividades da III Semana da Luta Antimanicomial de Caruaru seguem até sexta-feira (18), com oficina de capoeira, exposição e roda de discussão sobre saúde mental, na Estação Ferroviária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário