Confira os números do São João 2018 e algumas atrações do próximo ano - Blog do Edvaldo Magalhães

4 de julho de 2018

Confira os números do São João 2018 e algumas atrações do próximo ano

Foto: Jorge Farias/Divulgação

Com o anúncio de cinco atrações do São João de 2019, Caruaru dá mais uma mostra de planejamento e organização. Cinco âncoras da programação do Parque de Eventos foram anunciadas: Fulô de Mandacaru, Elba Ramalho, Gustavo Mioto, Dj Alok e Léo Santana, bem como a ampliação do São João na Roça de dez para 14 polos. Além disso, a data dos festejos já foi divulgada: de 1º a 30 de junho.

Este ano, a festa teve 30 dias de programação em 22 polos espalhados pela zona urbana e rural, com 510 apresentações. O público na cidade superou os 2,5 milhões de visitantes. Foram gerados mais de 6 mil empregos diretos e indiretos e injetados cerca de R$ 200 milhões na economia. As origens e a tradições juninas como as comidas gigantes, o concurso de quadrilhas e a cidade cenográfica se juntaram a uma novidade implantada pela atual gestão, o São João na Roça, que teve seus polos ampliados de quatro para dez, levando a festa com infraestrutura para a zona rural do município. 

Foto: Janaína Pepeu/Divulgação

No Pátio do Forró, organização, segurança e diversidade. Atrações de peso fizeram com que a média de público fosse uma das mais altas da última década.  A verdadeira multidão que participou dos festejos pôde constatar a atuação do Centro Integrado e Monitoramento e Gestão de Eventos (Cimge), que, se no ano passado registrou uma redução de 38% nos índices de violência, em 2018 conseguiu baixar o índice para 64% em relação a 2017.

Foram 1461 atendimentos no Centro, sendo 43 deles por videomonitoramento. Este ano, nenhuma ocorrência grave foi registrada. Para garantir o ir e vir dos milhões de visitantes, a Destra montou uma operação que totalizou 2502 autuações. Nos dias de shows, 179 remoções foram realizadas.

A atenção à saúde também esteve presente. Além dos atendimentos, que alcançaram a marca de 880 durante todos os dias de festa, campanhas educativas como as de prevenção às DST’s, com distribuição de preservativos, e do abuso do álcool foram realizadas. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também esteve presente com ações de acolhimento de crianças com direitos violados ou em situação de risco, arraial com mais de mil idosos de 11 cidades, além da realização do evento religioso Fogueira de Xangô. Vale ressaltar todo o trabalho realizado com relação à acessibilidade: o camarote destinado a pessoas com necessidades especiais recebeu mais de 560 convidados e, ainda, a Estação Ferroviária foi adaptada com obras físicas que garantiram o acesso de todos. Nesse quesito, as apresentações também foram inclusivas, com tradução de libras em todas as noites de shows no Parque de Eventos. O público LGBT também foi contemplado, com a 4ª Intervenção Cultural LGBT.

A ações pelas mulheres também tiveram destaque este ano. A Feira da Mulher Empreendedora, montada na Estação Ferroviária, contou com a exposição de 50 microempreendedoras. Além disso, duas noites foram dedicadas à força feminina. No Polo Azulão, dia 24 de junho, quatro caruaruenses mostraram o empoderamento feminino e, no dia 29, no Polo das Quadrilhas, foi realizada a Noite Junina Feminina, com a apresentação de 29 artistas mulheres. Mais de 1400 atendimentos foram prestados na Casa da Mulher, na Estação Ferroviária, e no Espaço Mulher, localizado no Centro de Operações Integradas (COI).


"O São João é uma oportunidade de reunir e mostrar toda a riqueza cultural, de serviços e produtos que Caruaru tem durante o ano inteiro. Nós nos planejamos para que o visitante que vem em junho consiga, dentro da grande festa, perceber o cuidado que temos para que tudo funcione e o carinho que temos pelas pessoas e por essa cidade", destaca Raquel Lyra, prefeita de Caruaru. 

São João de Caruaru 2018 em números:

Cultura

22 polos

510 apresentações – música, dança, teatro, poesia, artesanato, artes plásticas, cinema, cultura popular

394 artistas/grupos de Caruaru (77%)

370 artistas/grupos contratados pelo edital (72%)

Secretaria de Ordem Pública (SECOP)

Sistema CIMGE (atendimentos) – 1.461

Atendimentos por videomonitoramento – 43

Mobilidade (DESTRA)

Número de autuações - 2502

Número de remoções - 179

Saúde

Total de atendimentos - 880

Desse total, por uso excessivo de álcool - 294

Vigilância Sanitária

Número de itens apreendidos - 864

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH)

Crianças e adolescentes identificados com pulseiras - 6.554

Crianças acolhidas nos espaços de proteção – 279

Crianças e adolescentes identificadas em situação de risco, violência e/ou violação de direitos – 692

Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM)

Atendimentos na Casa da Mulher na Estação Ferroviária/ Espaço Mulher

No COI – 1465

Atendimentos relacionados à violência contra a mulher - 17

Conselho Tutelar

Total de atendimentos – 203

Procon

Fiscalizações – 437

Ouvidoria

Divulgação de informativo sobre os serviços do órgão

Juizado do Forró

Atendimentos - 30 audiências 

Nenhum comentário:

Postar um comentário