Projeto Via Parque é lançado para a população; Confira - Blog do Edvaldo Magalhães

10 de agosto de 2018

Projeto Via Parque é lançado para a população; Confira


A Prefeitura de Caruaru lançou, nessa quinta-feira (09), o projeto Via Parque, uma nova opção de mobilidade urbana que atravessará a cidade de leste a oeste, com implantação de ciclovia, ciclofaixas, pistas de cooper, bicicletários, academias, quadras poliesportivas, praças de convivência, ecopontos e nova iluminação.

O projeto contempla um total de 7.000 metros de intervenção, dividido em três eixos: centro, leste e oeste da cidade. “Nós idealizamos a Via Parque desde 2016 e, como o único município do estado a conseguir recursos do Finisa, colocaremos este projeto em prática, que vai conectar os territórios da zona oeste com os territórios do centro e do leste, trazendo mais qualidade de vida e mobilidade para a população de Caruaru”, afirmou o secretário de Planejamento e Gestão, Rubén Pecchio.


Na ocasião, também foi lançado o edital de licitação do projeto. “Muito legal poder ver nossa cidade, o lugar em que vivemos, tendo mais qualidade de vida, mais preocupação com a mobilidade urbana e vida das pessoas. Fazemos questão de mostrar com muita transparência tudo o que vem sendo feito em parceria com a Prefeitura de Caruaru. A Caixa Econômica está junta neste projeto e será, sem dúvidas, uma mudança na história da cidade”, disse o superintendente em exercício da Caixa Econômica, Jhonata Valença.

A primeira etapa, localizada no denominado eixo centro, a partir da BR 104 (início da Avenida Rui Barbosa) até o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, terá 2,2 quilômetros de extensão e um custo de 4,8 milhões de reais.


De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto, a gestão irá utilizar o modelo de mobilidade ativa, ou seja, mobilidade não motorizada. “Vamos usar este tipo de mobilidade para fazer esta integração entre pontos simbólicos da cidade, utilizando a Estação Ferroviária como elemento âncora deste projeto, fazendo sua ligação com a zona oeste e a zona leste de Caruaru”, concluiu o arquiteto Swami Lima.

Além de conter diversos espaços de lazer, tanto para crianças como para as pessoas da terceira idade, o projeto irá contemplar cerca de 14 bairros da cidade, com uma estimativa de 150 mil pessoas beneficiadas. “É com imensa alegria que compartilho este sonho junto com vocês. Vamos, sim, com este projeto gerar uma grande transformação neste corredor que é fundamental para a nossa cidade. A ideia é que a Via Parque funcione todos os dias, com espaços de lazer permanentes para a população usufruir, trazer seus familiares e conhecer ainda mais a cidade”, finalizou a prefeita Raquel Lyra.

A obra da Via Parque terá duração de 12 meses para sua conclusão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário