Confira a programação de encerramento da Festa da Padroeira de Caruaru neste sábado (15) - Blog do Edvaldo Magalhães

14 de setembro de 2018

Confira a programação de encerramento da Festa da Padroeira de Caruaru neste sábado (15)


Com o tema “Maria em meio as dores, sinal de esperança e perseverança”, Caruaru no Agreste de Pernambuco, celebra os 169 anos de festa em homenagem a Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade. Com programação para uma semana inteira de festejos, o pároco responsável pela paróquia, o padre Zenilson Tibúrcio, lembra da importância das comemorações em homenagem a santa e salienta a importância da fé na vida cotidiana. “Lembramos as nossas dificuldades, os problemas de cada dia, mas que não podemos perder as esperanças e perseverarmos naquilo que acreditamos”, diz.
Pouca gente sabe, mas Caruaru, assim como outras cidades do interior de Pernambuco, já foi parte da cidade de Bezerros. Na época, por volta de 1840, a cidade que ainda se chamava Currais dos Bezerros, abrigava a pequena Vila do Caruru em sua extensão territorial. Segundo o pesquisador e historiador Nelson Barbalho, em seu livro “Caruaru, de vila a cidade”, Caruaru foi crescendo e com o tempo foi ganhando fama não só por sua feira, mas também por ser uma terra abençoada, onde tudo que se planta dá, e um lugar de fervorosa religiosidade.
Com quase dois séculos de tradição, a peregrinação de Nossa Senhora das Dores, saí anualmente de Bezerros em direção a Capital do Agreste. O percurso que inicialmente durava todo um dia e era percorrido no lombo de animais, ou mesmo a pé, hoje é feito em carro em poucas horas, mas que até hoje não foi esquecida pelo povo caruaruense. Essa tradição com mais de 150 anos lembra o povo da sua fé e devoção com a padroeira da cidade. Segundo o Padre Zenilson essa tradição é importante para manter viva a religiosidade, “a evangelização de Caruaru começou vinda de Bezerros, porque aqui ainda era o povoado do Caruru, então a bandeira de nossas senhora da conceição vinha lá de bezerros”, explicou.
A grande carreata finaliza na igreja da matriz da Capital do Agreste, onde a imagem da padroeira é recebida pelo bispo diocesano, que atualmente é Dom Bernardino Marchió. Nesta sexta-feira (14), noite que antecede o dia da padroeira, também é realizada a procissão com motociclistas que percorrem as principais paroquias preparando os fiéis para o grande dia.
Sábado – 15 de Setembro | Dia da Padroeira
6h Ofício de Nossa Senhora
7h Ofício Solene de Laudes Cantado pelos Seminaristas
9h Apresentação do Musical “Cantemos Maria na dor e na alegria” com o Apostolado Guardiões da Virgem
10h Missa Solene presidida por Dom Fernando Panico MSC (Bispo Emérito do Crato-CE)
Coral: GDAC
12h Homenagem da cultura caruaruense à Padroeira
16h Solene Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores
18h Concelebração Eucarística de encerramento das festividades presidida por Dom Bernardino Marchió (Bispo Diocesano)
Coral: GAF e Seminaristas

Nenhum comentário:

Postar um comentário