Morre em São Paulo a cantora Angela Maria - Blog do Edvaldo Magalhães

30 de setembro de 2018

Morre em São Paulo a cantora Angela Maria


Morreu no final da noite deste sábado (29), em São Paulo, a cantora Angela Maria, aos 89 anos. Ela estava internada há mais de um mês no Hospital Sancta Maggiore, com um quadro grave de infecção.
Angela Maria foi uma das rainhas do rádio e de estrondoso sucesso entre os anos de 1950 e 1960. O velório e sepultamento serão realizados neste domingo (30), no Cemitério Congonhas, em São Paulo.
Nome artístico
Abelim Maria da Cunha, verdadeiro nome de Angela Maria, nasceu em Macaé, Rio de Janeiro. Filha de pastor protestante, ela passou a infância nas cidades fluminenses de Niterói, São Gonçalo e São João de Meriti. Desde menina cantava em coro de igrejas. Foi operária tecelã, mas sonhava com o rádio, embora a família fosse contra a carreira artística.
Por volta de 1947, começou a frequentar programas de calouros. Apresentou-se no “Pescando Estrelas”, de Arnaldo Amaral, na Rádio Clube do Brasil (hoje Mundial); na “Hora do Pato”, de Jorge Curi, na Rádio Nacional; no programa de calouros de Ari Barroso, na Rádio Tup; e do “Trem da Alegria”, dirigido pelo “Trio de Osso” – os magérrimos Lamartine Babo, Iara Sales e Heber de Bôscoli -, na Rádio Nacional.
Naquela época, usava o nome de Angela Maria, para não ser descoberta pela família. Ainda era inspetora de lâmpadas numa fábrica da General Eletric e, decidindo tentar a carreira de cantora, abandonou a família e foi morar com uma irmã no subúrbio de Bonsucesso.
Fonte: Rádio Liberdade.
Foto: Flávio Moraes/G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário