Semana Nacional de Trânsito acontece em Caruaru - Blog do Edvaldo Magalhães

17 de setembro de 2018

Semana Nacional de Trânsito acontece em Caruaru


De 18 à 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional de Trânsito. O objetivo é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito.

Durante o período, a Associação das Empresas de Transportes de Passageiros de Caruaru ( AETPC) lança três e-cards , que serão compartilhados nas redes sociais para alertar sobre como o uso do transporte público é capaz de reduzir os impactos no trânsito. Fazendo a população repensar a maneira de se deslocar na cidade, como uma saída para os problemas de transito no município, conforme o que preza a Lei de Mobilidade Urbana n° 12587/12, que trata o transporte publico de massa e os deslocamentos ativos como o caminho para uma cidade melhor.

A campanha da AETPC tem como tema: "Nós somos o Trânsito e somos a solução" e reforça os benefícios da utilização do transporte público para as pessoas e para a mobilidade da cidade. Um exemplo disso é que o ônibus é mais eficiente em transportar pessoas. Se fizermos um comparativo com um veiculo de passeio, que transporta em média 1,2 pessoas, o ônibus transporta, em média,  50 pessoas. O que corresponde a 40 carros a menos  nas vias. Conclusão:  menos carros nas ruas, contribui para um transito mais humanizado. 

Outro  ponto importante é que as pessoas que trabalham no sistema de transporte público são preparadas para contribuir para um trânsito mais seguro. Além disso, a campanha mostra ainda a importância dos investimentos na infraestrutura da cidade como objetivo de priorizar o transporte público,  favorecendo a mobilidade urbana.

A Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra) iniciou nesse domingo (16), as ações em alusão a Semana Nacional de Trânsito 2018. Durante 10 dias, a Autarquia irá promover diversas atividades com foco na educação de trânsito, voltadas a pedestres e condutores. O objetivo é sensibilizar a população sobre os cuidados que todos devem ter quando o assunto é trânsito.

 Confira a programação:

Dia 16/09: Jogos Educativos de Trânsito (Trânsito amigo, Transitando a Mente e De Olho na Sinalização). Local: Nossa Avenida (Ciclofaixa). Horários: 8h às 11h e 14h às 17h

Dias 17,18,19, 20, 21, 24 e 25/09: Esquete “O dia em que as placas falaram”. Local: Escolas da rede municipal de ensino

Dias 17,18,19, 20, 21, 24 e 25/09: Campanha “O respeito pede passagem”. Local: Faixas de pedestres que estão sendo revitalizadas.

Dia 17/09: Palestra sobre transporte escolar regulamentado e dicas de trânsito seguro. Local: Colégio Adventista. Horário: 8h

Dia 19/09: Destra na Rota da Escola. Palestra - Álcool e outras drogas: riscos no trânsito. Local: Escola Municipal Mestre Vitalino (EJA). Horário: 19h

Dias 19 e 21/09: Blitze Educativas

Dia 23/09: Pedala Caruaru ano II. Local: Concentração na Estação Ferroviária, em frente ao Grande Hotel. Horário: 7h

Dia 25/09: Emissão de credencial de vagas especiais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência. Local: Marco Zero. Horário: 8h às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário