Sesc Caruaru comemora mês do Idoso com vasta programação - Blog do Edvaldo Magalhães

29 de setembro de 2018

Sesc Caruaru comemora mês do Idoso com vasta programação


Nesta segunda-feira, 1º de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Idoso, data instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. Para celebrar este momento, o Sesc Caruaru realiza durante todo o mês uma série de atividades alusivas à saúde, ao bem-estar e aos direitos da pessoa idosa. A primeira ação será uma palestra sobre o Estatuto do Idoso e o Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, no Sesc, às 19h30. O convidado é o advogado Tiago Carvalho e a palestra será aberta ao público.

Na quarta-feira (03/10), a mesma palestra será apresentada para o Grupo da Amizade, composto por pessoas da 3ª Idade, às 15h, no Salão de Eventos do Sesc. A Saúde Bucal da Pessoa Idosa será o tema de uma roda de conversa com a odontóloga Emily Fonseca marcada para o dia 10 de outubro, às 15h. Já no dia 17, o Outubro Rosa será lembrado com um encontro onde serão abordados o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama, também às 15h. Ambas as ações são voltadas para o Grupo da Amizade e serão realizadas no Sesc.

No dia 24, às 15h, o empreendedorismo será abordado em uma palestra por profissionais do Senac com o tema “Empreendedorismo na 3ª Idade – como transformar seu tempo livre em oportunidade de negócio”. Encerrando as comemorações do mês do Idoso, no dia 31, será realizado o projeto Ação, Cidadania e Empreendedorismo na 3ª Idade. 

Conceição de Paulo, assistente social do Sesc Caruaru, que coordena todas as ações do Grupo da Amizade, ressalta a importância de iniciativas como estas no processo de valorização da pessoa idosa: “São atividades que trabalham as questões de saúde, cidadania e bem-estar, tão fundamentais para a vida dos idosos. O Sesc busca, através dessas ações, inseri-los em um contexto social que agregue valores às suas vidas e possa, de alguma forma, promover a socialização, a elevação da autoestima e da autonomia”.

Grupos da 3ª Idade – O Sesc é pioneiro no desenvolvimento do Trabalho Social com Idosos. A atividade consiste em ações voltadas para a valorização e a inclusão do cidadão idoso, através de reuniões, palestras, debates, atividades culturais, dinâmicas de grupo, entre outras atividades. A equipe técnica viabiliza ainda oficinas, cursos, atividades esportivas, seminários, eventos, passeios, atendendo às necessidades da clientela. A atividade Trabalho com Idosos é desenvolvida em todas as Unidades Executivas do Sesc em Pernambuco e, inclusive, nos Centros Educacionais Sesc Ler.


Nenhum comentário:

Postar um comentário