Prefeita Raquel Lyra sanciona leis que beneficiam as mulheres de Caruaru - Blog do Edvaldo Magalhães

3 de outubro de 2018

Prefeita Raquel Lyra sanciona leis que beneficiam as mulheres de Caruaru



Foi diante de muita emoção e celebração que a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, sancionou, nesta quarta-feira (03), duas leis voltadas para as mulheres do município. O ato aconteceu no auditório da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e reuniu militantes de movimentos sociais, estudantes, representantes de núcleos de estudos de gênero, usuárias dos serviços da secretaria e do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita.

Uma das proposituras estabelece políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher em situação de vulnerabilidade social, que após aprovação, se transformou na Lei 7.829 / 2018. O documento traz, entre os seus artigos, a obrigação de assegurar vagas em creches e escolas para os filhos das vítimas da violência familiar próximas à residência da mãe solicitante, ou mesmo a transferência da criança de endereço para assegurar a segurança da família. A outra propositura alterou a Lei Municipal nº 4.928, de 05 de abril de 2010 e foi aprovada como Lei sob o número 7.830 / 2018, onde se prevê a reestruturação do Conselho Municipal da Mulher.

As duas leis foram aprovadas, por unanimidade, em duas seções plenárias na Câmara Municipal de Vereadores, com a última discussão realizada no dia 13 de setembro deste ano. “É mais um passo na afirmação de políticas públicas para as mulheres do nosso município, resultado de um trabalho que já vinha sendo feito de forma articulada, dialogada com a sociedade civil organizada, com os vários segmentos de mulheres, e que agora se transforma em realidade. Com muita alegria damos agora esse passo a mais, no sentido de fortalecer a vida de nós, mulheres de Caruaru”, destacou Raquel.

Para a secretária da SPM, Juliana Gouveia, a efetividade das políticas para as mulheres de Caruaru será a contribuição que as leis irão deixar para o município. “É um marco no direito das mulheres de Caruaru, que conseguiram conquistar esse espaço. De hoje por diante, muitos projetos serão feitos, muitos programas executados. Daqui para frente é só vitória, e lutar, para cada vez mais, construir políticas públicas realmente efetivas e que transformem a vida das nossas mulheres”, ressaltou Juliana.

O momento foi de muita comoção e festa, pontuado com intervenções culturais da secretaria, que desenvolve, além do trabalho pontual, atividades lúdicas e educativas para divulgar as ações realizadas. Uma delas, diz respeito ao Coral Cantando a Vida, da SPM, que, regido pela maestrina Perpétua Dantas, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, apresentou um repertório de sucessos do cantor Roberto Carlos. A diretora da Oficina Terapêutica de Teatro para Mulher – OTTM (também da SPM), Paula Monteiro, apresentou uma esquete e declamou um poema de cordel, de autoria própria, em que faz a apresentação da equipe e dos serviços oferecidos pela secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário