Sete unidades da Funase funcionam como seções eleitorais no segundo turno - Blog do Edvaldo Magalhães

28 de outubro de 2018

Sete unidades da Funase funcionam como seções eleitorais no segundo turno

Imagem ilustrativa

Assim como no primeiro turno, sete unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) funcionarão como seções eleitorais neste domingo (28), dia do segundo turno. A instalação das urnas eletrônicas busca assegurar o exercício da cidadania por adolescentes internados e pelos funcionários de plantão. São locais de votação os Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Timbaúba, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Petrolina e o Case/Cenip Garanhuns.

Estão aptos a votar socioeducandos com idade a partir de 16 anos, de forma facultativa, e com 18 anos ou mais. Em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), a Funase garantiu a emissão de títulos eleitorais para 427 adolescentes que não dispunham do documento. A medida foi adotada até 9 de maio deste ano, prazo para o alistamento eleitoral em todo o Brasil. O Case Cabo, por exemplo, recebeu uma unidade itinerante do TRE-PE para agilizar o cadastramento. Já os socioeducandos de outras unidades foram conduzidos até os cartórios eleitorais mais próximos e também conseguiram obter seus títulos eleitorais.

Entre junho e setembro, ainda por meio da parceria entre as instituições, o TRE-PE promoveu palestras nas unidades da Funase, conscientizando os socioeducandos sobre o significado do voto. A atividade fez parte do Programa Eleitor do Futuro, desenvolvido pelo tribunal. Já a última etapa da parceria consistiu na instalação de urnas eletrônicas nos centros e casas administrados pela fundação onde há mais de 20 eleitores, o que é o caso das sete unidades que disporão de seções eleitorais neste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário