1ª Feira Cultural do Empreendedor no Residencial Alto do Moura - Blog do Edvaldo Magalhães

22 de novembro de 2018

1ª Feira Cultural do Empreendedor no Residencial Alto do Moura


Nesta sexta-feira (23) o Residencial Alto do Moura, em Caruaru, irá sediar a primeira edição da Feira Cultural do Empreendedor. O evento está sendo promovido pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e contará com apresentações culturais, artesanato, brechó, oficinas, brinquedos infláveis, touro mecânico, entre outros. No total, 21 barraquinhas apresentarão para os visitantes as produções de artesãos, culinaristas, artistas e empreendedores locais, com foco na estruturação de uma rede de comercialização como uma das estratégias de sustentabilidade futura do empreendimento que faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida.

Como esta primeira edição foi ancorada no mês da Consciência Negra, além de música e mensagens voltadas à temática, serão oferecidas também duas oficinas de confecção de boneca Abayomi, de origem africana, feita de retalhos. O envolvimento dos moradores perpassa a organização da feira e alcança também a condução de grupos produtivos locais, a exemplo do Mãos Criativas. Criado em outubro como fruto de uma série de capacitações e de suporte técnico à produção oferecidos pela equipe do trabalho social, cerca de dez homens e mulheres do Residencial Alto do Moura, capitaneados por uma liderança artesã, se revezaram na criação de peças natalinas em feltro e já receberam encomendas de interessados. Os trabalhos serão expostos e comercializadas na feira.

A Feira Cultural do Empreendedor também será voltada à solidariedade. Para a realização do evento, formou-se uma rede solidária de doação de produtos novos e usados que serão vendidos e a receita revertida para a recuperação de áreas do residencial depredadas por vândalos, incluindo instalação de grades e de iluminação com placa solares em salões de festas dos condomínios.

A Feira Cultural do Empreendedor é mais uma das estratégias em curso da equipe de trabalho social do Grupo Figem & Associados, especializado em gerenciamento de projetos e de políticas públicas que busca contribuir para coesão social, geração de renda, educação ambiental e patrimonial, o fortalecimento de lideranças e sustentabilidade do Residencial Alto do Moura, conforme contrato firmado com a Prefeitura de Caruaru e sob acompanhamento direto da CAIXA.

Programação:

Apresentações culturais: Boi Tira Teima, Trio Pé de Serra Santa Rosa e Maracatu Só Não Toca Quem Não Quer;

Brincadeira do Touro Mecânico;

21 barracas para comercialização de produtos de artesãos, culinaristas, brecholeiros e empreendedores locais;

Duas oficinas de confecção de Bonecas Abayonis, em alusão ao mês da Consciência Negra (30 vagas ao todo);

Polo de serviços de beleza e estética masculino e feminino;

Polo de brinquedos infláveis e cama elástica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário