Mestre Severino Vitalino está sedado e entubado no HMV - Blog do Edvaldo Magalhães

30 de novembro de 2018

Mestre Severino Vitalino está sedado e entubado no HMV

Foto: Reprodução/Internet

BOLETIM MÉDICO – PACIENTE: SEVERINO “VITALINO”

O paciente Severino Pereira dos Santos deu entrada no dia 28 de outubro no Hospital Mestre Vitalino por infarto agudo do miocárdio. Ele foi submetido a cirurgia de revascularização do miocárdio no dia 08 de novembro. Portador de doença pulmonar ocupacional, evoluiu com insuficiência respiratória e renal. Teve tempo prolongado de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para o esperado. Evoluiu na enfermaria com delirium (raciocínio confuso e consciência reduzida). Teve quadro de rebaixamento do nível de consciência por quadro infeccioso no dia 28 de novembro. Deu entrada na unidade coronariana ontem (29 de novembro) entubado e sedado. Quadro clínico encontra-se ainda grave com função renal alterada, mas estável.

Histórico 

Severino Pereira dos Santos, o Severino Vitalino, nasceu no sítio Campos, em 1940. Ainda criança se mudou com sua família para o Alto do Moura, em Caruaru, onde vive até hoje. Severino é filho do mestre Vitalino e continuador de sua obra. Com o mestre Vitalino, Severino aprendeu a modelar o barro. Desde muito pequeno já ajudava seu pai a fazer as pecinhas de barro; até hoje faz questão de manter o estilo do pai. Com técnica apurada, molda no barro as obras que correram o mundo como: a banda de pífanos, a família de retirantes, o boi, Lampião e Maria Bonita, dentre outras. “Meu pai criou 118 tipos de peças. Eu faço qualquer peça daquelas que ele passou para mim. Todos os tipos”, diz Severino.

Na antiga casa do seu pai no Alto do Moura hoje funciona a Casa Museu Mestre Vitalino. Severino é o responsável pelo local, onde também utiliza para comercializar suas peças. Lá ele é responsável por receber os visitantes e contar as histórias sobre seu pai, tarefa que dá muita satisfação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário