Secretaria de Educação de Caruaru divulga balanço sobre ações de 2018 - Blog do Edvaldo Magalhães

26 de dezembro de 2018

Secretaria de Educação de Caruaru divulga balanço sobre ações de 2018


Investimentos na área chegam a mais 40 milhões só neste ano, referentes à requalificação das unidades de ensino, compra de equipamentos, material didático, formação profissional e água mineral_

Para transformar Caruaru através da Educação, a gestão da prefeita Raquel Lyra tem trabalhado fortemente para melhorar a vida de alunos da rede municipal de ensino. Os investimentos na área chegam a mais de 40 milhões só em 2018, valor referente à requalificação das unidades de ensino, compra de equipamentos, material didático, formação profissional e água mineral.


Dez escolas e cinco Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs) foram requalificados. Além disso, foi  construído  um novo CMEI: Ivanise Flora. Uma quadra coberta e com palco foi construída na Escola Professora Laura Florêncio. Outra ação foi a abertura e equipagem de uma nova escola: João Lyra Filho. A Secretaria de Educação também ampliou a oferta de vagas nas escolas em tempo integral.

A Prefeitura de Caruaru também tem distribuído água mineral em todas as escolas da rede, beneficiando estudantes, professores e funcionários (em média 40.000 botijões de água/mês). Houve ainda a aquisição de 64 laboratórios (sendo 32 de ciências e 32 de matemática). Além disso, 76 escolas foram contempladas com salas de laboratórios de informática e 97 unidades de ensino receberam laboratórios móveis. 


Outras iniciativas tomadas pela Secretaria de Educação de Caruaru (Seduc): formação continuada de professores (realizada mensalmente em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino - IQE, inclusive com fornecimento de alimentação); elaboração do Currículo da rede em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Fundação LEMANN; implantação da Plataforma Educar (que faz um apoio pedagógico online para professores e estudantes); realização do Projeto Letramento em Programação de computadores para estudantes da rede (parceria com a Fundação Ayrton Sena e UFPE). A Secretaria de Educação criou ainda um grupo de trabalho para combater a evasão escolar.

A preocupação da Prefeitura de Caruaru em transformar a vida das pessoas também envolve a Inclusão Escolar. O município tem hoje quase 900 crianças, na rede municipal de ensino, que apresentam algum tipo de deficiência. Elas são assistidas por 160 profissionais de apoio capacitados que atuam diretamente no acompanhamento oferecendo condições para que essas crianças possam desenvolver suas capacidades, respeitando o seu tempo e considerando a deficiência apresentadas. Há também atendimento com psicólogos, assistente social, psicopedagogos. Além disso, é disponibilizado, gratuitamente, todo o material escolar adequado e adaptado para garantir a aprendizagem.


O atual governo também tem o cuidado com a boa alimentação escolar. No decorrer do ano, foram realizadas várias visitas às unidades de ensino; avaliações antropométricas (pesos e medidas); atividades de educação nutricional. As merendeiras receberam capacitação e fardamento e os alunos com desnutrição ou obesidade foram encaminhados a nutricionistas da Secretaria de Saúde.  A Secretaria de Educação também eliminou do cardápio alimentos que fazem mal a saúde, como embutidos, enlatados e com índices de sódio elevado. Estes foram substituídos por mantimentos produzidos pela Agricultura Familiar. Testes de aceitabilidade foram feitos com estudantes, verificando a opinião deles sobre o que é oferecido na alimentação.

Para a Secretaria de Educação, a valorização do professor é fundamental para o andamento e o sucesso do ensino, por isso mais de 2.000 profissionais foram presenteados, pela prefeitura, com notebooks e kit de material didático, incluindo microfone para facilitar a comunicação dentro das salas de aula. Visando a ampliação do conhecimento dos docentes, também foi disponibilizado um bônus de R$ 300 para aquisição de livros na Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste), incentivando a leitura e contribuindo para o desenvolvimento pedagógico.

Caruaru conta, atualmente, com 138 escolas, 2.306 professores (dados até outubro de 2018) e mais de 42 mil estudantes.

Informações: Paula Cavalcante/Assessoria de imprensa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário